“Maraká”: Curta-metragem de alunos de jornalismo fala sobre índigenas urbanos

Projeto foi criado como parte de um portal multimídia – por Lucas Meireles 

Segundo o IBGE, existem atualmente cerca de 20 mil indígenas residindo no estado do Rio de Janeiro. Para falar sobre a história, o movimento social  e as lutas dos índios que vivem no meio urbano, surgiu o projeto “Maraká: O Som da Luta“, uma curta-metragem produzido por alunas do curso de Jornalismo como parte de um portal multimídia sobre o tema.

Idealizado pelas estudantes Carolina Carvalho, Jéssica Antunes, Larissa Guedes e Marina Mendes, o projeto nasceu com um trabalho para a disciplina Comunicação e Cidadania, ministrada pela professora Flora Daemon (DLC) no semestre 2017.1.  Conta com, além do curta-metragem, produções textuais, escritas em forma de jornalismo literário e com um documentário, que será disponibilizado em breve.

Entre os locais visitados estão a Aldeia Marakanã, localizada ao lado do Estádio do Maracanã, e o CESAC (Centro de Etnoconhecimento Sociocultural e Ambiental Caiuré), próximo ao Morro do Juramento.

“Foi um choque, assim que a gente chegou, a Potira Guajajara, que é uma liderança da Aldeia, contou que uma menina aldeia dela foi morta queimada por uma minerador. Foi ali que a gente percebeu que tinha que falar desse movimento que a mídia e, principalmente, o governo esqueceram”, contou Marina Mendes, uma das responsáveis pelo projeto.

Confira o vídeo abaixo:

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    “O Anel de Bambas”: Série documental sobre mulheres no mundo das Escolas de Sambas

    “Deus é Mulher”: reportagem sobre feministas cristãs

    “A batata de Marechal”, produzido por alunos de jornalismo, já tem mais de 800 mil acessos no YouTube

    “Artéria Natural”: Telejornal aborda a qualidade da água no Rio e no Mato Grosso